Por que pagar a previdência social

Nesse período de incertezas e mudanças nas leis previdenciárias, a questão é: por que pagar a previdência social? A dùvida martela constantemente na cabeça dos brasileiros, e observamos como fica fácil abrir mão do futuro ao se perceber que o caminho para receber uma aposentadoria digna vai ficando cada vez mais estreito. Mas, com um sopro de otimismo, venho trazer algumas razões pelas quais você deve pagar o INSS como segurado facultativo.

Por que pagar a previdência social ,sete benefícios que você terá ao contribuir para o INSS:

benefícios que você terá ao contribuir para o INSS

1º Proteção contra invalidez e doenças graves

Caso a condição de invalidez para o trabalho seja comprovada ou caso o contribuinte seja afetado por uma doença grave, ele receberá uma pensão do INSS. Para recebê-la é necessário que a incapacidade para o trabalho aconteça quando o indivíduo já seja segurado, ou seja, já pague regularmente o INSS.

2º Cobertura para o período de gravidez

Outro benefício importante da seguridade social é o pagamento de benefício no período da maternidade. O salário-maternidade é fundamental para amparar as mulheres no período em que a prioridade é cuidar do recém-nascido. Um benefício importante que não é garantido por planos de previdência privados.

3º Concessão de benefício ao cônjuge, menores, ou dependentes do segurado no caso de seu falecimento

Em caso de morte, os dependentes do segurado receberão uma pensão que poderá ser paga de forma permanente ou temporária, tudo vai depender da idade dos dependentes e da quantidade de contribuições do segurado. Veja aqui mais informações.  É decisivamente uma grande razão por que pagar a previdência social, assegurar a tranquilidade financeira dos dependentes.

 

4º Garantia de recebimento de uma aposentadoria vitalícia

Que pode variar entre um salário mínimo e o teto do INSS, mas que irá “pingar” na sua conta até o último dia da sua vida. Ninguém poderá retirar o seu benefício a partir do momento em que você tenha adquirido os requisitos para o seu recebimento.

5º Possibilidade de soma dos tempos de contribuição

Para os brasileiros que moram fora, a maior vantagem é a possibilidade de somar o tempo de contribuição no Brasil com o da previdência do país onde vive. No Brasil ou no exterior, a sua velhice será amparada por algum país, certo? Portanto, a partir do momento em que você apresenta ao instituto de previdência do país onde você solicitará o benefício as suas contribuições devidamente recolhidas, torna-se possível exigir os seus direitos previdenciários. Mas, caso você nunca tenha recolhido contribuições em algum país, não será possível contar com tais benefícios.

6º Estar amparado no caso de mudanças na previdência que possam lhe beneficiar

A verdade é que a previdência passa por sucessivas modificações para que possa se adequar às variaçoes demográficas que ocorrem no decorrer dos anos. Aumento da expectativa de vida, empregos que ficam escassos, variação na quantidade de contribuintes ativos são apenas alguns fatores que contribuem para a ocorrência de alterações nas leis previdenciárias. Por isso, alguns países (ainda não é o caso do Brasil) já se encontram com regras definidas para quem decide se aposentar mais jovem, abrindo mão de um benefício maior ( o caso de muitas pessoas que não atingiram a idade de aposentadoria e não têm nenhuma renda para sobrevivência). Essa ainda não é uma realidade brasileira, mas é um bom exemplo de como a mudança nas regras previdenciárias pode de alguma forma beneficiar quem está em dia com as suas contribuições.

7º Estar coberto pela previdência mesmo estando em outro país

Por que pagar a previdência social mesmo estando em outro país? Ainda que esteja fora ,em um  país não tenha um acordo bilateral com o Brasil em questões previdenciárias, a partir do momento em que você paga regularmente as suas contribuições ao INSS, você tem resguardada as garantias oferecidas pela previdência brasileira, onde quer que você esteja. Quer dizer que a qualquer momento que você decidir acionar o INSS para exigir seu benefício ou os direitos assegurados pelo pagamento regular do seu carnê de contribuinte, você pode.

É verdade que, hoje, os benefícios garantidos pelo INSS brasileiro são cada vez mais baixos, porém o contribuinte não deve focar somente na questão financeira, mas também na garantia de ter um futuro amparado e um seguro para eventuais adversidades. O INSS passa e eventualmente passará por modificações para que o pagamento aos seus beneficiários seja sempre possível, pois a quebra da seguridade social de um país é a falência do próprio país.

Entre em contato!

Para maiores informações , preencha o módulo abaixo:

*
*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *