Brasileiros no exterior: motivos para planejar a sua aposentadoria

Planejar a sua aposentadoria nada mais é do que acreditar que você vai ter uma vida longa e investir na aposentadoria é ter vontade de viver bem quando chegar lá. Os brasileiros que moram foram do país frequentemente deixam para trás a sua relação com o INSS e passam a concentrar-se em assuntos como câmbio, compra de imóveis e envio de dinheiro para o Brasil. Para estes, elenco alguns motivos para planejar a aposentadoria enquanto estiver no exterior:

  • Não depender dos filhos: foi-se o tempo em que filho era garantia de uma velhice amparada; talvez no tempo em que se faziam 5, 10, 15 filhos, pois sempre tinha um que empacava em casa. Hoje, tempo em que a ninhada é pequena, cada filho quer seguir seu percurso na vida e os pais, consequentemente, ficam muitas vezes desamparados. Na verdade, planejar a sua aposentadoria é um presente que você dá a si mesmo e aos seus filhos.
  • Vive-se mais: este é um motivo biologicamente válido para planejar a sua aposentadoria. Vai que você vive até os 96 anos? Sem dinheiro, não vai ser muito bacana… Para o brasileiro que vive no exterior esse é um ponto primordial, pois, geralmente, eles voltam para o Brasil com uma poupança ou dinheiro guardado, valorizado pelo câmbio, mas que, ao chegar no Brasil, euros e dólares voam com o vento, durando bem pouco. Portanto, alguém vai ter que pagar a conta pelo aumento da longevidade e esse alguém chama-se INSS.razões para planejar a aposentadoria
  • Não depender do esposo(a): pior do que depender do capeta. Pularei essa possibilidade.
  • Não ter alugueis como única fonte de renda: vejo brasileiros vendendo o fígado no exterior para poder comprar uma casa no Brasil. Depois da primeira casa comprada, lá vem a compra da segunda: uma para alugar e a outra para morar. Tudo bem, seja feita a sua vontade, mas é importante considerar que esse é um planejamento cheio de riscos: dificuldade para receber os alugueis em dia, encheção de saco em ter que cobrar do inquilino todos os meses, valor dos alugueis cada vez mais baixos etc. Seja realista e sincero com a sua condição, pois se a casa que você está comprando é um apartamento de alto padrão, que pode ser facilmente alugado através de uma imobiliária e render um bom aluguel, aí sim poderá virar um investimento confiável; caso contrário, não existe garantia de que esse dinheiro pague suas contas todos os meses.
  • Proteger-se em caso de doença ou invalidez: a previdência pública não cobre somente a aposentadoria por idade, mas também aquela por invalidez ou doença. Desejamos sempre  vida longa e com qualidade, mas vai que…
  • Voltar para o Brasil e ter algum aporte financeiro: se você já tiver uma casa, comprada ou herdada, como vai fazer para pagar luz, água, gás, condomínio, comida? O planejamento da aposentadoria pode lhe ajudar a ter um mínimo para pagar as despesas e manter o seu padrão de vida quando voltar para casa.
  • Poder contar com um benefício, faça chuva ou faça sol: a aposentadoria pinga todos os meses na conta, dando tranquilidade ao aposentado que precisa pagar os seus débitos em dia. Você só não vai receber a aposentaria se o estado brasileiro falir e, caso isso aconteça, você pega o avião de volta (a estrada você já conhece).
  • Ter liberdade financeira: o motivo mais leve para planejar a aposentadoria é a liberdade que ter dinheiro lhe dá. O simples fato de ter uma renda a mais, além de alugueis, de reserva de dinheiro, de valores dados pelos filhos ou companheiro(a), já lhe dá uma maior sensação de independência. A aposentadoria recebida todo mês é seu dinheiro garantido para gastar até fechar os olhinhos e encontrar Jesus.
  • Poder voltar para casa, caso queira: a principal vantagem em ter uma aposentadoria planejada, para o brasileiro que mora no exterior, é o fato de sentir-se tranquilo em voltar para casa ao final da sua aventura fora do país. Pode ser que, atualmente, voltar não faça parte dos seus planos, mas porque fechar esta porta? Tendo um meio de sobrevivência no Brasil fica mais fácil cogitar a possibilidade de curtir o país quando a idade chegar, sem ter que inventar planos econômicos impossíveis na velhice.

Entre em contato!

Para maiores informações , preencha o módulo abaixo:

*
*

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *